Anvisa autoriza uso de primeira vacina contra dengue no país

Anvisa autoriza uso de primeira vacina contra dengue no país
fevereiro 21st, 2016 | Sem categoria | No comments

Anvisa autoriza uso de primeira vacina contra dengue no país

17834074O registro da primeira vacina contra a dengue no Brasil — a Dengvaxia, da francesa Sanofi Pasteur — foi aprovada nesta segunda-feira. Embora liberada para comercialização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ainda falta a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cemed) definir o valor de cada dose, processo que dura em média três meses, mas não tem prazo máximo.

A vacina é indicada para pessoas entre 9 e 45 anos e protege contra os quatro tipos do vírus da dengue — que causam os mesmos sintomas, mas só podem atingir cada pessoa uma vez: quem já teve dengue devido ao tipo 1 só pode ter novamente se ela for causada pelos tipos 2, 3 ou 4. O medicamento não tem eficácia, porém, contra outras doenças disseminadas pelo mosquito Aedes aegypti, como zika vírus e febre chikungunya, nem é recomendada para gestantes.

— A vacina tem eficácia entre quem já teve ou nunca contraiu a dengue. Pode até contribuir no combate à doença, já que menos pessoas poderão ser infectadas. Mas não diminui a necessidade de atenção com os criadouros do mosquito — diz a diretora médica da Sanofi, Sheila Homsani.